Eletiva nº 12 - Renova Fashion

RESPONSÁVEL


Alzely

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Essa eletiva foi desenvolvida para os estudantes que têm interesse em design de moda, e que desejam aprender mais sobre como criar roupas e acessórios sustentáveis, e que desejam aprender mais sobre como aplicar princípios de sustentabilidade na indústria da moda de forma responsável e ética.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • * Ensinar os estudantes a criarem roupas e acessórios que sejam projetados para serem reciclados, reutilizados ou biodegradáveis. * Ensinar os estudantes a criarem roupas e acessórios a partir de materiais reciclados ou reutilizados. * Ensinar os estudantes a criarem roupas e acessórios que sejam esteticamente agradáveis e sustentáveis.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • * Apresentação de cartazes educativos; * Exposição de croquis * Desfile com as roupas e acessórios criados durante a eletiva.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Biologia



    Eletiva nº 16 - A lógica da música

    RESPONSÁVEL


    Wallyson Fernandes

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Proporcionar aos estudantes do Ensino Médio uma compreensão integrada entre os fundamentos da Matemática e os elementos da Música, por meio de atividades teóricas e práticas que desenvolvam o raciocínio lógico, a criatividade e a apreciação musical, despertando o interesse pela arte de forma interdisciplinar e significativa.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Apreciação mais consciente da música, tanto como arte quanto como estrutura lógica; • Maior integração entre as áreas de conhecimento; • Estímulo à criatividade e ao pensamento crítico; • Despertar de interesses por áreas como música, matemática, engenharia de som e ciência de dados musicais; • Levar o estudante a descobrir, destravar e desenvolver habilidades musicais.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Um evento aberto à comunidade escolar onde os alunos apresentam os projetos finais desenvolvidos ao longo da eletiva. Cada grupo ou estudante pode mostrar composições musicais criadas a partir de padrões matemáticos, bem como apresentações musicais de seu gosto pessoal, explicando os conceitos envolvidos e demonstrando na prática a relação entre lógica e música.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Física
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 17 - Desvendando um Negócio

    RESPONSÁVEL


    Humberto

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A eletiva "Desvendando um Negócio" nasce da observação das condições econômicas e sociais dos estudantes da educação pública, bem como da necessidade de formação cidadã voltada para a autonomia financeira, o planejamento de vida e o empreendedorismo. Muitos alunos demonstram dificuldades em compreender conceitos básicos de economia e finanças pessoais. O projeto tem como objetivo aproximar os jovens da realidade econômica e capacitá-los a tomar decisões conscientes e sustentáveis. Por meio de atividades práticas, simulações e elaboração de planos de negócio, busca-se desenvolver o pensamento crítico, a criatividade e a responsabilidade financeira.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • A eletiva será conduzida com o uso de metodologias ativas e participativas, com foco em atividades práticas como simulações, estudos de caso, resolução de problemas e trabalho em equipe. Aulas expositivas dialogadas serão utilizadas para apresentar conteúdos teóricos, intercaladas com dinâmicas de grupo e jogos educativos que estimulem o pensamento crítico e criativo. Também serão incentivadas pesquisas, produção de relatórios e uso de tecnologia digital para apresentação dos resultados.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Será realizada uma Feira Interativa intitulada "Desvendando um Negócio", onde os grupos apresentarão os planos de negócio desenvolvidos durante a eletiva. As bancas poderão ser compostas por professores, gestores, alunos convidados e comunidade escolar. Cada grupo exporá: • O modelo de negócio fictício proposto; • Material gráfico com a identidade visual e ações de marketing; • Demonstração do D.R.E e fluxo de caixa; • Simulação de aplicação financeira vinculada ao lucro do negócio; • Pitch de apresentação com tempo cronometrado; • Recursos visuais produzidos em plataformas digitais (como o Canva); • Relato dos aprendizados pessoais com a eletiva. O evento terá formato de feira, com circulação livre do público entre os estandes, estimulando a comunicação, o protagonismo e a interdisciplinaridade.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Matemática



    Eletiva nº 18 - SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

    RESPONSÁVEL


    Prof. Maria Fernanda

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover a educação ambiental e desenvolver atitudes sustentáveis nos estudantes, por meio de atividades interdisciplinares que articulem saberes das áreas de Ciências Humanas e Linguagens.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Aulas expositivas dialogadas. • Pesquisas de campo e documentais. • Roda de conversa e debates. • Exibição de documentários. • Produção de textos argumentativos e artísticos. • Atividades práticas (poesias, músicas).
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • • Exposição de trabalhos dos alunos. • Apresentações artísticas e literárias (poesias, músicas). • Oficinas de reaproveitamento e reciclagem. • Painéis temáticos e rodas de conversa.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Geografia
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 19 - Matemática divertida e curiosa.

    RESPONSÁVEL


    Mesiuda

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Trata-se de um projeto de experiência e atividade didático-pedagógica desenvolvida com os alunos. Em parceria com os alunos realizaremos este projeto durante este semestre com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico e estimular a criatividade, já que a matemática é uma disciplina fundamental para o desenvolvimento cognitivo e crítico dos alunos.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Nessa eletiva, vamos travalhar com jogos matemáticos, enigmas e charadas para mostrar ao aluno como a matemática não é nada chata e seu aprendizado pode ser divertido.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentaremos os trabalhos produzidos pelos alunos no dia da culminância das eletivas. Trata-se de uma exposição interativa, lúdica e participativa onde os alunos vão demonstrar o que aprenderam apresentando os jogos desenvolvidos .
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 20 - CORPO-FICÇÃO II - RIO MEIA PONTE

    RESPONSÁVEL


    Cássia

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Fomentar a expressão criativa e a reflexão sobre identidade e território a partir da elaboração de narrativas autorais e performances visuais que estabeleçam relações poéticas entre os corpos dos estudantes e o Rio Meia Ponte.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Apresentação da proposta A disciplina se inicia com uma escuta coletiva do território: o corpo, a escola e o Rio Meia Ponte como presenças interligadas. A introdução aos conceitos de autobiografia, autoficção, máscara e fotoperformance será feita a partir da ideia de fluxo, memória e transformação – tanto interna quanto externa. Exploração teórica e sensível Leitura de textos autobiográficos e autoficcionais, intercalada com análise de performances e obras visuais que mobilizam o corpo, o território e a máscara como linguagem simbólica. O rio será abordado como metáfora e presença concreta: linha de tempo, margem, travessia e testemunha. Os estudantes serão convidados a observar, escutar e registrar o Meia Ponte em diferentes momentos. Oficinas de escrita e criação poética Produção de textos autorais inspirados pela relação com o rio: o que ele revela, oculta, carrega ou transforma. A escrita será atravessada por vivências corporais, memórias pessoais e experiências coletivas de incursão ao rio. Criação de máscaras-personagem A partir dos textos produzidos, os estudantes criarão máscaras com materiais acessíveis, associando suas personagens a elementos simbólicos ligados ao Meia Ponte (água, vegetação, lixo, correnteza, silêncio, resistência). As máscaras serão expressões híbridas entre o “eu” e o rio. Incursões ao Rio Meia Ponte Realização de caminhadas sensíveis, escutas ambientais, registros fotográficos e ações performáticas nos arredores e nas margens acessíveis do Meia Ponte. As incursões serão momentos de criação, observação crítica, coleta de imagens, sons e palavras, em diálogo com o processo artístico dos estudantes. Sessões de fotoperformance Registros fotográficos de ações performáticas com as máscaras em diferentes cenários: dentro da escola, no entorno imediato e, especialmente, nos pontos de contato com o rio. O corpo em cena será atravessado pela paisagem, refletindo sua poética ou suas feridas. Curadoria coletiva Seleção conjunta de textos, imagens e fragmentos sonoros ou visuais produzidos nas incursões. Organização de um e-book ou fotorrelato digital que entrelace narrativas pessoais e fragmentos do rio como um corpo comum em fluxo.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Realização do evento “O vizinho rio” – um momento de celebração dos processos vividos. A culminância incluirá: Lançamento do e-book/fotorrelato com textos e imagens criadas pelos estudantes. Exposição das máscaras e retratos performáticos. Intervenções artísticas inspiradas pelo rio (instalações com elementos naturais, sons, objetos encontrados). Leitura encenada ou roda de narrativas com trechos das escritas produzidas. Compartilhamento das experiências das incursões ao Meia Ponte com a comunidade escolar.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Filosofia
    •  História
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 21 - PARA CANTAR, BRINCAR, DANÇAR E APRENDER NA ESCOLA.

    RESPONSÁVEL


    Margarete Angela de Souza Melo

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover o desenvolvimento de diversas habilidades de forma lúdica e divertida, como linguagem, criatividade, socialização e autoestima.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) Aulas Expositivas, Discussões em Grupo, Leituras Dirigidas, Demonstrações Práticas, Aprendizagem Colaborativa, Feedback e Reflexão.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação com músicas cantadas pelos alunos que participaram da eletiva durante o semestre.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 22 - Império dos Jogos: Domine Regras e Estratégias

    RESPONSÁVEL


    Edison Nunes Pereira

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A disciplina visa desenvolver habilidades cognitivas, sociais e motoras por meio de jogos de tabuleiro (dama, dominó, UNO, Banco Imobiliário) e de mesa (tênis de mesa e futebol de botão). Integrando Arte e Educação Física, o projeto estimula o raciocínio lógico, a criatividade, o trabalho em equipe e a coordenação motora, alinhando-se às competências da BNCC.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • - Promover o desenvolvimento estratégico e lógico por meio de jogos. - Estimular a criatividade na confecção e personalização de peças e tabuleiros. - Trabalhar habilidades motoras finas e grossas em jogos de mesa. - Desenvolver competências socioemocionais como cooperação, respeito e fair play. - Integrar conhecimentos matemáticos, artísticos e físicos de forma lúdica.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Mostra dos jogos para a comunidade escolar + avaliação coletiva.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  Matemática



    Eletiva nº 23 - Leitura e investigação de contos literários

    RESPONSÁVEL


    Bruno Messias

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Propõe-se a imersão em leituras literárias. Para tanto, o gênero conto foi selecionado, devido à sua concisão, à sua intensidade e aos seus desdobramentos de fenômenos culturais, históricos e psicológicos. Com efeito, espera-se que os alunos adquiram uma consciência mais ampla, diversa e complexa da realidade, através do poder da linguagem literária.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Leitura de contos literários. Debates sobre leituras realizadas. Produção de narrativas autobiográficas através do gatilho de leituras literárias. Análise de canções em suas relações com contos literários. Análise de filmes em suas relações com contos literários.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Interpretação teatral de um conto ou vocalização de narrativa autobiográfica.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa